Canafístula

Foto: Christoph Diewald

Foto: Christoph Diewald

A canafístula é uma árvore ornamental muito utilizada na arborização urbana na América do Sul. De grande porte, alcança de 15 a 40 metros de altura, uma excelente opção para o paisagismo urbano ou rural. Produz sombra fresca no verão e perde parte ou todas as folhas no inverno. Possui casca fina quando jovem, que engrossa e se torna escamosa com o passar do tempo. Sua floração é um verdadeiro espetáculo de flores amarelas e forma um tapete de pétalas no chão. É uma espécie pioneira, ou seja, muito resistente, é uma das primeiras a reocupar áreas de floresta degradadas. Sua madeira rosada, moderadamente densa e de boa durabilidade quando seca, é utilizada em trabalhos de marcenaria, construção civil, no fabrico de dormentes, entre outros. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio. Tolera o frio e geadas, adaptando-se ao clima subtropical e temperado. Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas para quebra de dormência. Emergem cerca de 15 a 30 dias após a semeadura. As mudas devem estar bem desenvolvidas antes de plantar no local definitivo, pois são sensíveis a formigas e ao vandalismo.

Propriedades medicinais
Tem sido usada internamente e externamente contra a acne e problemas de pele (dermatite, eczema, etc). Como diurético e antimicrobianos para os problemas do trato urinário. Como limpador intestinal e laxante. Ela também age como um antimicrobiano de amplo espectro para infecções bacterianas, fúngicas e virais. A canafístula tem propriedades: antioxidante, antibacteriana, antifúngica. Anti-inflamatório, antimalárico, antiespasmódico, anti-levedura.

Foto: Mauricio Mercadante

Foto: Mauricio Mercadante

Nome científico: Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.
Nomes populares: Canafístula, Farinha-seca, Sobrasil, Faveira, Tamboril-bravo, Cambuí, Monjoleiro, Ibirá-puitá, Guarucaia, Angico-amarelo
Família: leguminosae
Ocorrência: da Paraíba ao Rio Grande do Sul, incluindo Goiás e Mato Grosso do Sul.
Folhas/deciduidade: decídua a semidecídua
Floração: dezembro a fevereiro
Frutificação: março e abril
Madeira: densa e de longa durabilidade quando em lugares secos
Tipo de copa: globosa
Tipo de raízes:
Porte: grande (15 a 40 m de altura e 50 a 120 cm de diâmetro de tronco)
Ciclo de vida: perene
Crescimento: rápido
Grupo ecológico: pioneira
Ameaça de extinção: quase ameaçada

Onde encontrar: Praça Pindorama – Banco de Areia, Mesquita/RJ;
Rua Cel. Bernardino de Melo – Centro, Nova Iguaçu/RJ (entre o viaduto João Musch e o ponto final dos ônibus Glória)

Fontes:
www.ibflorestas.org.br/canafistula
www.jardineiro.net/plantas/canafistula-peltophorum-dubium.html
www.asplantasmedicinais.com/canafistula-cassia-leptophylla.html
www.ipef.br/identificacao/nativas/detalhes.asp?codigo=14

Deixe um comentário